A Gorda agradece a visita. Sejam bem-vindos. Hoje é

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Por que Sexta feira 13 é o dia do azar?

huuuuuuuuú, hoje é sexta-feira 13.

bom para os supersticiosos isso é um tremendo medo, tem algumas pessoas que nem saem de casa, eu nem dou importancia!
mas hoje vou tirar algumas duvidas!



1º todo mês que começa com um domingo terá uma "sexta-feira 13"

A religião foi a precursora do mito de azar da sexta-feira 13.
 
3º desda epoca de Cristo existe um "preconceito" com o numero 13.  veja porque: Ao que tudo indica, ele é associado ao azar há séculos. Um dos registros mais antigos é a Última Ceia, na qual haviam 13 participantes (Jesus e seus 12 apóstolos). Como dois deles foram mortos em pouco tempo, o número 13 passou a não ser muito bem visto à mesa. Dizem também que a explicação estaria na numerologia: o 12 está associado à ideia de algo “completo” – 12 meses no ano, 12 signos do zodíaco, 12 tribos de Israel, 12 deuses do Olimpo – e que colocar um “elemento” a mais no 12 seria uma forma de desequilibrar a composição de algo.

4º Porque a sexta-feira?
Há muitas explicações, a maioria delas associadas a momentos religiosos e passagens bíblicas. Dizem que Eva tentou Adão com a maçã no paraíso em uma sexta-feira e que a inundação de Noé, a Torre de Babel e a morte de Cristo também aconteceram na sexta. Independentemente da onde surgiu a ideia de azar na sexta, uma coisa é quase certa: a associação do dia ao número 13 não foi feita até 1907. Neste ano, um investidor de Boston chamado Thomas Lawson publicou o livro “Friday the Thirteenth” (Sexta-feira 13). Nele, um malvado homem de negócios tentava quebrar a bolsa de valores no “dia mais azarado do ano”. O livro vendeu bem e se tornou filme em 1916, ajudando a popularizar a superstição. Em 1980, veio o sucesso “Sexta-feira 13”, com Jason imortalizando a data.

4º E aquela historia sobre passar debaixo da escada na "sexta-feira 13"?
 Mais uma explicação religiosa. Dizem que, porque a escada tem o formato de um triângulo, ela representaria Pai, Filho e Espírito Santo. Ao andar “através dela”, você estaria quebrando a Santíssima Trindade – o que não traria sorte.

5º Gato Preto
Lendas irlandesas dizem que de noite as bruxas se transformam em gatos pretos e permutam pela vila.
 
6º 2012 + "sexta-feira 13"
prepare-se pois em 2012, teremos três sextas-feiras 13.


  Bem não me lembro de nada ligado a "sexta-feira 13".

---------------------------------------------------------------------------
infelizmente ontem eu não pude postar pois o site do Blogger estava em manutenção e assim permaneceu por 20 horas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário